terça-feira, 6 de novembro de 2007

Biodiversidade da história de Londres e perigos reais de hoje

Clique na imagem para ver a galeria da biodiversidade que ocupava as ruas de uma Londres que não existe mais.

Zebras e lhamas puxando carroças, entre outras. Não era difícil manter animais exóticos na cidade até a lei dos animais selvagens e perigosos de 1976 (Dangerous Wild Animals Act 1976) que foi criada, se não me engano, após um leopardo de estimação atacar um guri na rua.

Antes disso, no século XIX os bull, lion e bear-baitings eram praticas comuns, onde se colocavam cães como o antigo Bulldog inglês para enfrentar entre outros os já citados touros, leões e ursos.
Inclusive havia duelos mais inusitados envolvendo macacos contra cães (algumas vezes carregando um sarrafo!). Era um esporte cruel, tanto para os animais selvagens que eram maltratados antes das lutas, quanto para os cães que, quase sempre, acabavam mortos nos chão com o bucho aberto.

De qualquer jeito, as fotos são muito bonitas, mesmo sendo um absurdo. Acredita-se que após a lei alguns grandes felinos, como leopardos e linces, foram soltos no país, onde atacaram pessoas (alguns dizem que os animais se reproduziram e ainda atacam pelo campo). Isso gerou os casos das feras de Bodmin Moor e Exmoor. O fato é que parece que vários animais são capturados ainda, ou pelos menos seus restos mortais, eu mesmo não sabia que eram tantos casos.

Mais em http://en.wikipedia.org/wiki/British_big_cats

A gente pode pensar que coisas desse tipo são absurdos do passado, mas o fato é que há mais tigres nos EUA do que na Índia atualmente, e não pense que são animais de zoológico. Não sei os números exatos, mas centenas de animais são mantidos em casas, como animais de estimação, e claro que vez ou outra acidentes acontecem. Aparentemente não há leis que proíbem a compra de animais exóticos na maioria dos estados.
Pior do que tigres em casa talvez seja o pessoal que mantém chimpanzés, muitas vezes com crianças, e não fazem a mínima idéia do que um animal desses pode fazer.

No caso acima, atacaram um senhor de 62 anos, mastigando-lhe a cara, amputando seu pé e mutilando os membros e genitais.

Fonte: BBC Brasil

Nenhum comentário: